-
Arquitetos: Challenge Studio
- Área: 450 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Deed Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa é construída sobre a ideia de entrelaçar espaços públicos e privados que se fundem no exterior e no interior do edifício. Um conceito que oferece uma experiência de vida única. Para criar uma casa que tenha espaços internos naturalmente iluminados enquanto conecta espaços externos e internos que fluem uns com os outros, decidimos quebrar o modelo clássico de limite de dentro para fora para permitir que a luz penetre no edifício enquanto oferece vistas deslumbrantes para o exterior.
O Projeto está localizado no Irã, 13 quilômetros a leste da cidade de Nowshahr, um vilarejo de Dezdak que fica entre a costa do Mar Cáspio e as florestas do norte da cordilheira Alborz. Este edifício está inserido num lote de 12 x 40 metros e orientação Norte-Sul, em uma região com uma paisagem única. As montanhas e florestas de Nowshahr podem ser vistas na direção Sul. Do último andar do edifício, olhando para o Norte, avista-se o mar. Além disso, a leste, os pitorescos arrozais também podem ser vistos. A maioria dos edifícios nesta região não ultrapassa um ou dois andares e possuem telhados clássicos de duas águas.
A principal característica desta habitação é a máxima visibilidade enquanto utiliza todas as seus potenciais. Como este terreno tem uma tipologia pronunciada, a casa acomoda as formas comuns existentes sem modificações, respeitando a faixa de altura do bairro para obter homogeneidade com o contexto do entorno. Neste projeto, organizamos as diferentes funções do edifício, mantendo a estrutura original da forma.
Além da divisão espacial, ao se deslocar pelo edifício, cada sequência proporciona uma visão diferente de outros espaços. O nome da casa é o crédito desse tema que são as vistas únicas do projeto.